Cromoterapia - A influência das cores na saúde

Atualizado: 25 de Ago de 2019

A cromoterapia é método de terapia através das cores ela possui a finalidade de equilibrar o corpo físico e sutil, e está relacionada com as sete cores do espectro solar, seu nome tem origem no grego "khrôma" que significa "cor" e é uma terapia complementar reconhecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde em 1976 e ratificada pelo em 1983 pelo Diretor Geral da World Health Organization-OMS, Dr. Halfdan Mahler, e pelo Diretor do Programa de Medicinas Tradicionais da OMS, Dr. Robert Bannerman.


Lembre-se a cromoterapia é uma terapia complementar ao tratamento medico convencional e não substitui acompanhamento médico.


Vamos ao o que interessa as cores e seus efeitos sobre nossos chakras, campos sutis, nossas emoções e cura.


A cor vermelha na Cromoterapia


Ótima cor para recuperar as forças, seduzir, criar raízes, paixão pela vida, força para buscar as metas, enfrentar desafios, estimular, força de vontade e cria iniciativa.

Efeito vitalizante, excitante, estimulante. Fortalece o sangue, melhora a circulação, previne a anemia e eleva a temperatura do corpo. Tem ação de combater a depressão.

Em excesso, pode causar irritação, agitação, nervosismo pode elevar a pressão arterial.


Na psicologia -  paixão, entusiasmo, impacto, agressividade, força, energia, amor, liderança, masculinidade, perigo, fogo, raiva, revolução, "pare".

A cor Laranja na cromoterapia


A cor Laranja na cromoterapia - é uma ótima cor para ter vitalidade, afastar a tristeza, ter alegria, entusiasmo e eleva autoestima. Ligado ao por do sol, fogo, confiança, gentileza, cordialidade, aventura e despojamento.

Ela estimula o Chacra Sacro que é ligado ao que te dá prazer na vida, sexualidade, procriação e criatividade.

Se você anda desanimado, sem sentir prazer na vida, sem criatividade, frigidez e etc, você pode estar com o Chacra Sacro em desequilíbrio e a cor laranja pode ajudar e muito. O laranja é a mistura do vermelho com o amarelo proporcionando ao laranja um efeito libertador das estruturas físicas e energéticas, ativando tanto a vitalidade do corpo quanto o intelecto, favorecendo a elaboração de pensamentos inovadores e inusitados. O laranja Desperta a ousadia e a coragem para enfrentar os obstáculos, acentua o magnetismo pessoal e a capacidade de expressão dos seus pontos de vista. Estimula o sistema nervoso e promove a alegria. Fortalece as funções mentais, aumenta a energia física e dissipa o desânimo. Combate a insegurança e a falta de vontade. É eficaz no tratamento de doenças como a epilepsia, as doenças respiratórias e as inflamações. Na saúde fisiologicamente o laranja estimula a glândula suprarrenal a produzir adrenalina, age positivamente sobre o baço, favorecendo a liberação de energia para a corrente Sanguínea, ativa a circulação, energiza os pulmões, possui efeito antiespasmódico aliviando contrações súbitas dos músculos, indicado em casos de cãibras e também para baixa vitalidade e perda de vigor físico.

É também indicado para angústia, depressão e medo.

Nos quadros depressivos minimiza as tristezas afugentando pensamentos sombrios e obsessivos recomendado em casos de síndrome de pânico e de preocupações excessivas.


É desaconselhável seu uso para quem sofre de qualquer tipo de compulsão.


Na psicologia a cor laranja estimula força, euforia, alegria e confiança.

Amarelo na Cromoterapia

Na Cromoterapia o amarelo é a cor mais clara do espectro da luz promovendo maior luminosidade nos dando a sensação de claridade e dias ensolarados.

A cor Amarela de certa forma está ligado ao Chacra do Plexo Solar é através deste Chacra que analisamos o mundo em sua plenitude O amarelo ativa nossas faculdades mentais nos deixando mais alerta ao que se passa ao nosso redor favorecendo a clareza mental e raciocínio lógico.

A cor da alegria, do bom humor nos inspirando a viver de forma mais leve essa cor é indicada também em processos de mudanças de novos rumos na vida seja no trabalho e em relacionamentos.

O amarelo também está ligado a riqueza, a fartura, a prosperidade por conta da cor dourada que é uma nuance de amarelo.

O amarelo e o plano físico - purifica e tonifica o organismo, pois ajuda na eliminação de toxinas, é benéfica para a saúde da sistema nervoso, digestivo, muscular, esquelético e linfático.

Na saúde - indicado para os casos de verminoses, favorece a redução dos parasitas que habitam a flora intestinal, uma ótima cor para quem tem diabetes, auxilia na eliminação de muco por se tratar de uma cor com efeito expectorante, contribui para o bom funcionamento do intestino grosso, manchas de pele cravos, espinhas e outras afecções da pele. Plano emocional - expressar opiniões, realizar desejos, medo de mudança, dificuldade de socialização, falta de memória, dispersão, desenvolve a reciprocidade, a coragem, a alegria estimula o pensamento, a fala e a memória.

Plano espiritual - símbolo da iluminação divina, estimula os dons espirituais a Mediunidade, a intuição melhora também a criatividade ótima para exercícios de autoconhecimento.

Obs é desaconselhável nos casos de infecção e queloides.


Verde na Cromoterapia


Na Cromoterapia é a cor média do espectro da luz está localizada no centro do arco-íris entre o vermelho e o violeta.

É uma cor mediadora entre pensamentos e as emoções e também sobre o mundo interno e o meio externo.

O verde mantém o equilíbrio energético evita o excessos de qualquer natureza, sejam os pensamentos obsessivos ou a agitação física, prostração mental ou de apatia, minimizam as compulsões e preserva o emocional. Ligado ao Chacra Cardíaco localizado no meio do nosso peito.

Desperta o bom senso nas relações interpessoais evitando a formulação de ideias preconcebidas, preconceituosa ou ações precipitadas.

Trata-se da cor mais favorável para atrair a prosperidade o verde fortalece e estabelece conexão com as forças naturais, captando os meios propícios para a realização nos lança a caminhos de possibilidades, aliado aos projetos de vida nos auxiliando a alcançar metas e prosperar.

O verde na saúde tem efeito regulador no organismo mantendo as atividades corporais saudáveis favorecendo o equilíbrio das funções do organismo preservando assim a saúde física e a estabilidade emocional.

Plano físico : promove a limpeza orgânica, é antisséptica, bactericida, germicida e é depurativa, regula também as glândulas endócrinas, melhora o ritmo cardíaco, pressão arterial, problemas digestivos e respiratórios, favorece a cicatrização.

O verde no plano Emocional: indicado para estresse, cansaço, desvitalização, mágoas, ressentimentos, irritação, ansiedade, insônia, combate o medo de amar e se relacionar, auxilia no relaxamento e tensões musculares, bem-estar, confiança, amor próprio e autoestima.

O verde no plano espiritual: purifica a aura, estimula a auto cura, é símbolo da vida prepara os Chacras a produzir confiança e poder astral.

O uso da cor verde não tem contra indicação e pode ser usado sempre que necessário ou sempre que quiser.


Azul na Cromoterapia


Azul - transmite calma e tranquilidade elimina a sensação de angústia, tem efeito sedativo e antisséptico, atuam no sistema nervoso e em todo o sistema muscular é indicado também para quem tem problemas com a comunicação.


Desperta os talentos dos ser é a cor da confiança, da tolerância, da compreensão sugere a calma, serenidade, relaxa o corpo e a mente, possibilita e favorece a expressão da alma na interação com pessoas e ambiente.


Na Saúde - Uma cor extremamente terapêutica colabora com a regeneração dos tecidos e favorecimento de recuperação de doenças, promove relaxamento corporal, Agindo como analgésico cromoterápico indicada para qualquer tipo de dor.

tem ação purificadora, retratora contrai as artérias e veias do corpo diminuindo assim a pressão arterial, atua positivamente sobre o sangue construindo a vitalidade e favorecendo a coagulação sanguínea, fortalece as paredes do intestino grosso, no intestino delgado propicia condições adequadas para a boa absorção de nutrientes.

Ameniza as contrações uterinas podendo ser usada em momento de cólicas menstruais, favorece também no período de gestação, uma ótima opção para aqueles momentos de náuseas e vômitos por diminuir os movimentos peristálticos.


No plano emocional - Proporciona Paz, serenidade, aqueta a mente, reduz tensões, ajuda a controlar a mente, padrões obsessivos de pensamento, equilíbrio emocional, desperta sinceridade, companheirismo, gratidão, ao despertar a fé promove inquietude interior e altruísmo.


A energia do Azul propicia proteção vibracional, evitando ataques energéticos negativos, nos protegendo e limpando nossos campos sutis.


Desaconselhável o uso da cor azul - nos casos de trombose, hipotermia, bradicardia, para pessoas apáticas e deprimidas. ( utilizar com parcimônia )



Índigo na Cromoterapia

Índigo - possui ação anestésico e relaxante, pois atua no sistema nervoso central estimula a intuição ajuda a eliminar medos, inibição, ter novas ideias e livrar-se de pensamentos negativos.


Esta cor é a junção do azul associado as qualidade descritas a cima e do vermelho, o índigo é uma cor que amplia o mental permitindo compreender de forma ampla as situações ao redor, desperta nossa consciência a níveis elevados.


Na Saúde - semelhante ao azul esta cor também é relaxante e traz vigor físico, ao contrario do azul o índigo vai acalmar sem deixar a pessoa apática e desanimada ( no caso de excesso de azul) , vai promover a boa visão colabora para regeneração das células, exerce também benefícios aos ouvidos, tímpanos, labirinto contribuindo para a plena saúde destes órgãos, energiza a glândula hipófise regulando os hormônios na corrente sanguínea, o índigo atua positivamente sobre o sistema linfático, colaborando o equilibro de liquido no corpo.

Pode ser usado em processos inflamatórios também.


Precaução de uso excessivo - deve ser evitado em pacientes com câncer, por estimular os vasos linfáticos e consequentemente deslocar as células para outros locais.


Violeta na Cromoterapia

Violeta - acalma o coração a mente e os nervos, desintoxicante do organismo aumenta a concentração e o poder de meditação possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose.


Na Saúde: energiza a Glândula Pineal localizada no centro da cabeça, fisiologicamente ela produz o hormônio melatonina, no âmbito energético e metafisico representa o centro da compreensão espiritual e percepção extrassensorial abrindo nossos canais de inspiração e intuição. Possui ação terapêutica no sistema nervoso central, mantem o bom funcionamento para a memória, raciocínio, coordenação motora, fortalece nosso sistema imunológico por atuar energizando os glóbulos brancos ( nossos sodados de defesa) evitando ataques de vírus, bactérias, fungos e outros intrusos.


A cor violeta transmuta energias e padrões de comportamentos, dissipando forças energéticas negativas.

Sempre nos perguntam sobre outras cores, a cromoterapia trabalha com as cores dos chakras e seus efeitos sobre os mesmos por vibrarem na mesma sintonia, quando se vê informações de outras cores normalmente estão falando de seus efeitos em nossa psiquê ( a psicologia das cores um estudo totalmente diferente com relação as cores e a reação que elas produzem em nosso cérebro).


Para aproveitar dos benefícios das cores através da cromoterapia você pode:


- Utilizar luzes artificiais ( disponível em nosso site )

- Meditação e visualização das cores

- Utilizar Roupas com cores relacionadas.

- Fazer a água solarizada ( tem um post no blogue que ensina)

- Aproveitar de alimentos nas colorações desejadas

- Utilizar cristais nas colores desejadas. ( disponível em nosso site)


Para entender melhor a pratica de cromoterapia temos um outro texto em nosso blog que fala sobre a frequência das cores e algumas coisas que podem complementar seu estudo. (Clique aqui para ler)


Texto criado e produzido por Fabiana P. Cromoterapeuta pela instituição Senac.

Já conhece nossa loja Virtual? Clique aqui e venha conhecer!





#cromo #terapiaholistica #energia #indigo #azul #verde#vermelho #laranja #amarelo #violeta # chacras #chakras #terapiaalternativa #coreso #color #opoderdascores #gratidao #namastê#positividade #energiapositiva #sabedoria #conhecimento #cromoterapia

  • Preto Ícone Pinterest

Atendimento ao cliente

11 945357946

11 945357946

esoteriando@gmail.com

Links úteis

Site Seguro

Formas de pagamento

SSL

Site utiliza conexão segura SSL e HTTPS todas as informações são criptografadas, lhe oferecendo segurança em suas compras

Não temos loja física, estamos disponíveis nos contatos a cima

Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por Esoteriando